domingo, 22 de abril de 2012

Livros PAES 2012

Autores e temas dos livros adotados pelo PAES Unimontes

1ª ETAPA
“Rio, o Filme” - animação - direção: Carlos Saldanha
“Crônicas”, de Carlos Drummond de Andrade
“Desmundo”, de Ana Miranda
“Carta de Pero Vaz de Caminha a El Rei sobre o Achamento do Brasil”

2ª ETAPA
“A Escrava Isaura”, de Bernardo Guimarães
“As Vítimas-Algozes: quadros da Escravidão”, de Joaquim Manuel de Macedo
“O Navio Negreiro e outros poemas”, de Castro Alves
“Pai Contra Mãe”, de Machado de Assis

3ª ETAPA
1º E 2º PROCESSOS SELETIVOS/2013

“A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector
“Claro Enigma”, de Carlos Drummond de Andrade
“Nós e os Outros”, de Marisa Lajolo
“As Almas Encantadoras das Ruas”, de João do Rio
“Cartas para Mariana”, Osmar Pereira Oliva

sábado, 21 de abril de 2012

Romantismo - Terceira Geração


“A praça! A praça é do povo
Como o céu é do condor
É o antro onde a liberdade
Cria águias em seu calor!
Senhor!... pois quereis a praça?
Desgraçada a populaça
Só tem a rua de seu...
Ninguém vos rouba os castelos
Tendes palácios tão belos...
Deixai a terra ao Anteu.”

(“O porvo ao poder”, Castro Alves) 

O poema acima pertence a Castro Alves, poeta do romantismo. Trata-se de versos improvisados pelo poeta em um comício republicano de que participava e que fora dissolvido pela polícia, fato que motivou-o, como protesto, ao improviso.

Observe que esses versos em muito se distinguem do nacionalismo indianista dos primeiros poetas da escola romântica, assim como distancia-se substancialmente do individualismo mórbido e angustiante dos poetas da segunda geração romântica. Perceba que no poema de Castro Alves, diferentemente das tendências seguidas pelos poetas que o precederam, o eu-lírico não fala a favor de si mesmo, mas do povo. A desigualdade social é colocada em pauta quando o poeta contrasta os lugares luxuosos e privados (castelos, palácios) dos homens de grandes posses (que, por isso mesmo, são chamados ironicamente de “Senhor”) com um lugar público (a praça, a rua), comum a todos e, por isso, lugar onde as pessoas de menores posses (repare que o poeta os denomina “povo”, coletivo massificador) podem frequentar. Repare, ainda, que as figuras utilizadas no percurso do poema leva-nos a lê-lo de forma exaltada, em alto e bom tom, e de preferência para um grande público. A poesia deixa de ser introspectiva, como na segunda geração romântica, para ocupar a praça, o lugar público, dirigindo-se para muitas pessoas, pois os problemas do mundo passam a ser, para o poeta, mais importantes do que as suas crises existenciais internas.

Esses apontamentos gerais que fizemos do poema de Castro Alves são exemplos das características mais marcantes da terceira geração romântica, na qual a história da literatura situa o poeta.

sábado, 14 de abril de 2012

Titanic - O filme Relançamento em 3D




Um ótimo exemplo do romantismo, sentimentalismo, tragédia....

O lançamento de sexta-feira (13) coincide com o aniversário de 100 anos do naufrágio. Como Cameron é um profissional fã de superlativos, trata-se da maior conversão do gênero: 295 mil fotogramas foram manipulados, um trabalho de 60 semanas realizado por 300 pessoas a um custo de US$ 18 milhões. É claro que o diretor mudou o discurso depois de tanto trabalho - agora ele defende que a conversão "amplia" a experiência do original.
Após assistir a “Titanic 3D”, fica difícil não concordar com o James Cameron de 2012. O blockbuster de 1997 com Kate Winslet e Leonardo DiCaprio, dono de 11 Oscars e US$ 1,8 bilhão arrecadados, realmente proporciona uma imersão maior ao longa de mais de três horas. E impressiona, principalmente, por não parecer datado. Afinal, trata-se de efeitos especiais criados há 15 anos.
Entenda a história do filme:
Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) é um jovem aventureiro que, na mesa de jogo, ganha uma passagem para a primeira viagem do transatlântico Titanic. Trata-se de um luxuoso e imponente navio, anunciado na época como inafundável, que parte para os Estados Unidos. Nele está também Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), a jovem noiva de Caledon Hockley (Billy Zane). Rose está descontente com sua vida, já que sente-se sufocada pelos costumes da elite e não ama Caledon. Entretanto, ela precisa se casar com ele para manter o bom nome da família, que está falida. Um dia, desesperada, Rose ameaça se atirar do Titanic, mas Jack consegue demovê-la da ideia. Pelo ato ele é convidado a jantar na primeira classe, onde começa a se tornar mais próximo de Rose. Logo eles se apaixonam, despertando a fúria de Caledon. A situação fica ainda mais complicada quando o Titanic se choca com um iceberg, provocando algo que ninguém imaginava ser possível: o naufrágio do navio.

domingo, 1 de abril de 2012

Jane Eyre - Literatura gótica na Inglaterra


Jane Eyre é um romance da escritora inglesa Charlotte Brontë publicado em 1847. O livro foi lançado originalmente em Londres, pela Editora Smith, Elder & Co., Cornhill, em 16 de outubro de 1847, em 3 volumes. Apesar de possuir ainda vários elementos da literatura gótica, tais como a ambientação em castelos, o clima de mistério sugerido pelo segredo do passado, a tragicidade dos personagens, o período histórico do gótico já havia terminado, e Charlotte Brontë não tem sido considerada dentro desse tipo de literatura.

O livro retrata a emancipação da mulher e de seu espírito, ideias contrárias, na cabeça de Charlotte, aos livros de Jane Austen onde, segundo Brontë, as mulheres não eram aptas a trabalhar, devendo casar-se para garantir a sua sobrevivência. Neste livro, Charlotte Brontëatravés de Jane Eyre prova que as mulheres eram perfeitamente capazes de trabalhar e de ter uma vida, independentemente de se casarem ou não.
Existem alguns elementos simbólicos na história, como a cegueira após o incêndio na casa de Rochester (causado pela sua mulher Bertha Rochester, cuja existência permaneceu escondida por muito tempo dentro de sua própria casa). Ele fica cego e sua mulher morre. Rochester só volta a ver quando reencontra Jane, um ano depois do incidente, e após a morte da mulher.
Esse livro se transformou em filme antigos e um mais atual que assisti a pouco tempo. Amei e recomendo!

Veja o trailler desse filme: